quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

CANTO DA TERRA: ORATÓRIO CAMPEIRO – PELOURINHO E DOM BOSCO

CANTO DA TERRA: ORATÓRIO CAMPEIRO – PELOURINHO E DOM BOSCO

(Acesse o link acima para ver o conteúdo completo do Blog)


E entregaste a eles esta terra, que tinhas prometido a seus antepassados,
terra onde correm leite e mel.


Amigas e Amigos,

Se perguntarem o que Dom Bosco tem a ver com o Pelourinho, posso garantir que não tenho qualquer idéia. O motivo do título da postagem de hoje está relacionado à festa de Dom Bosco, celebrada nesta terça-feira, e a noticias sobre uma festa ocorrida no Pelourinho, em Savador-BA, no último dia 22 de janeiro.

Começo falando da festa com toques de tragédia, ocorrida em Salvador, e que, segundo a sucursal da Bahia do portal G1 (http://g1.globo.com) nesta terça-feira, resultou na perda do globo ocular de uma participante do evento. 


Fica a impressão de que logo o Botafogo será esquecido da máxima popular, que passará a ser conhecida como “Têm coisas que só acontecem no Olodum”. Pois além desse acontecimento, uma notícia de 30 de maio de 2011, também do G1, dava conta de que um jovem, conhecido com Pé de Bolo, de 21 anos teria sido morto em uma festa do Olodum, também no Pelourinho, quando três mulheres e uma criança, de 11 anos, ficaram feridas pelos disparos efetuados.


         Deixando de lado as histórias mal contadas, ocorridas na bela capital baiana, volto a lembrar São João Bosco (João Melquior Bosco), esse santo italiano nascido em 1815. Foi ordenado sacerdote em 1841 e ficou em Turim, iniciando seu apostolado de educação de crianças e jovens carentes.





         Em 1859, Dom Bosco reuniu um grupo de jovens educadores e fundou a Congregação dos Salesianos. Nos anos seguintes, fundou, também, o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora e os Cooperadores Salesianos. Consta que quando lhe perguntavam sobre tudo o que fizera, respondia sempre, com um sorriso sereno, que: “Eu não fiz nada. Foi Nossa Senhora quem tudo fez”.

         Dom Bosco morreu no dia 31 de janeiro de 1888, foi beatificado em 1929 e canonizado em 1934. Foi proclamado “modelo por excelência para sacerdotes e educadores.

         A memória de São João Bosco é celebrada, de modo particular, em Brasília-DF, onde é o Padroeiro Arquidiocesano Secundário da própria Arquidiocese, que o honra com Paróquias, Capelas e uma Ermida, no Lago Sul, de onde é possível observar um belíssimo por do sol sobre a Capital Federal.


        No Blog (link para acesso no início desta postagem) tem uma Oração de São João Bosco e uma interpretação do Trio Ir ao Povo de uma música que lembra muito a dedicação de Dom Bosco a sua obra. Essa música é "Há mil pobres lá fora", escrita pelo Padre Zezinho.

Com votos de uma ótima semana, que a Paz de Cristo permaneça conosco!







Nenhum comentário:

Postar um comentário